Swift

About: Por que não atualizo minhas fanfics?


Há alguns anos eu escrevo fanfics (estórias fictícias criadas por fãs sobre qualquer anime/mangá, filmes, livros, enfim... sobre qualquer coisa basicamente), e nesse meio tempo já terminei poucas fanfics e outras ainda estão sendo escritas. 
Uma coisa que sempre se nota conforme sua escrita e sua estória evoluem é que, das duas uma: ou sua fanfic vai ser mais reconhecida (envolvendo mais comentários, recomendações e afins) ou ela vai ser esquecida de certo modo (menos comentários, com muita sorte uma recomendação e afins). E conforme foi passando o tempo, minha fanfic teve o número de reviews por capítulo cada vez menores.
E isso não é uma coisa que acontece apenas comigo.
No meu primeiro capítulo de Not Like The Movies, eu tenho mais ou menos 45 comentários ou mais. No capítulo mais recente, eu só tenho 12 ou 13 comentários; e o detalhe mais interessante é que o capítulo está postado a seis meses.
Várias vezes eu disse que sempre tento ver o ponto de vista do leitor. Entretanto, meu ponto de vista é o seguinte:
Not Like The Movies tem atualmente 295 leitores, dos quais apenas 18 ou 20 comentam com muita sorte. Há 213 pessoas que favoritaram minha fanfic. Pelas contas não é difícil ter reviews suficientes. Mas, não é o que vem acontecendo.
É irônico ver isso. Porque existem fanfics que estão paradas há mais de dois ou três anos, com conteúdo previsível e com mais de quarenta comentários por capítulo, inúmeras recomendações e elogios rasgados até o final de cada linha.
Muitas pessoas pedem que eu não demore com as atualizações e que a fanfic tenha um ritmo de postagens melhor, entretanto é absurdamente incômodo ver que sua estória tem quase 300 pessoas acompanhando e nem menos 10% comenta. Pela matemática, 10% de 295 seria 29,5, mas arredondando seria 30. Ou seja, a média de comentários seria de 30 por capítulo. 
Os motivos pelos quais não atualizo minhas fanfics com frequência são:
- Em NLTM, a média que considero para poder continuar postando são de 18 ou 20 reviews por capítulo;
- mesmo perguntando aos leitores o que falta para deixar a fanfic melhor e o que eles gostariam de ver nos próximos capítulos, parece que ainda não é o suficiente;
- grande parte dos leitores querem logo isso, logo aquilo e muitas vezes dizem que não entendeu o que foi escrito;
- não consigo lidar com romance e isso me atrapalha muito, então quando o tal romance não vem logo, surgem as cobranças pelo mesmo;
- muitas pessoas me perguntaram o porquê de não ter logo uma cena de sexo em determinada fanfic minha, e quando leio isso me pergunto se realmente devo escrever tal coisa porque minha fanfic não gira em torno só de romance, drama ou hentai. Se eu classifiquei é porque vai haver, mas não significa que a fanfic vai girar em torno disso;
- quase sempre espero por mais reviews para continuar a fanfic porque, querendo ou não, são os leitores que dizem para que rumo a fanfic está indo, se está pior ou melhor, e quando há poucas opiniões fica meio difícil saber para que lado a estória está indo;
- muitas vezes eu já disse que comentar ou não é um direito de todo leitor, só que é chato ver que só porque não aconteceu tal coisa do jeito que o leitor queria, ele desiste da estória;
- e por fim é desanimador ver que muitas pessoas acompanham e pouquíssimas comentam.
Eu não mantenho minhas fanfics atualizadas com mais frequência, não apenas pelos motivos citados acima, mas também porque quero oferecer um capítulo melhor do que o outro. A meu ver não adianta nada ficar com a fanfic parada por mais de dois meses e quando postar o capítulo, ele ser um acúmulo de palavras sem nexo e um atolado de merda virtual. 
Portanto, meu ponto de vista como escritora é que, se você for acompanhar a fanfic, não precisa comentar todos os capítulos, mas ao menos tenha o esforço de dizer ao escritor de qualquer fanfic que você acompanhar o que você pensa sobre o que ele escreve. 
Porque uma fanfic não alimentada apenas de atualizações constantes, mas também da opinião do leitor, porque é a opinião que mais pesa, não adianta tentar driblar isso. 
Até.

Você também pode gostar de ler

0 comentários